St. Bavokerk, Haarlem

Quando visitei a St. Bavokerk (ou, Igreja de São Bavão, em português), situada na praça central de Haarlem, uma cidadezinha próxima a Amsterdam, não fazia ideia do peso histórico que aquele local possuía. É, sem dúvidas, uma das belas estruturas góticas originada durante a idade média. Foi construída entre 1370 a 1520, tendo como principal objetivo, a edificação de uma catedral católica; que, em 1578, foi confiscada e convertida para o uso protestante.

É praticamente impossível não sentir uma leve nostalgia ao visitar uma Catedral assim, como não fechar os olhos e se imaginar em 1520? Se perder no tempo é inevitável. Ao entrar naquela Igreja, não pude deixar de imaginar quantas histórias não se passaram ali e quantos acontecimentos não estiveram presentes naquele local. Uma Catedral privilegiada até mesmo por Mozart, que pôde usufruir de seu órgão em 1766, quando tinha apenas 10 anos de idade.  

A arquitetura da Catedral possui aspectos bastante interessantes, como por exemplo, foi construída no estilo de uma basílica, dando ao prédio o formato de uma cruz; os quatro pilares centrais da igreja, representam os quatro evangelistas, e os outros doze pilares, situados ao longo do corpo da Catedral, os discípulos; o transepto norte (parte do edifício que atravessa verticalmente o seu corpo principal e dá ao edifício a sua planta em cruz), foram dedicados a Maria e o transepto sul, ao santo padroeiro da Igreja, St. Bavo. O chão formado por 400 lápides de mármore dão um toque melancólico ao ambiente, já que o nome das pessoas ali sepultadas estão gravados em cada pedra disposta no local; o órgão, situado na parede leste da Igreja, possui 30 metros de altura se medido desde a sua base, e possui cinco mil tubos, se tornando, sem dúvidas, o ponto principal do ambiente; é também ricamente decorado com dourado, possuindo em seu topo, dois leões vigorosos segurando, um de cada lado, o brasão de Haarlem.

Durante o verão, a Catedral oferece noites musicais, aos domingos, a partir das 19:00, durando em média 45 minutos cada apresentação; músicos de todos os lugares vêm para se apresentarem na Igreja de São Bavão. Entre os meses de Maio e Outubro, o governo de Haarlem organiza concertos semanais, e o melhor de tudo, são todos grátis. Você pode encontrar os horários de todas essas programações no site oficial, aqui.

  • Os horários de abertura são:
  • Segunda á Sábado → 10:00 – 17:00

De Julho á Agosto a Igreja se encontra aberta também, aos domingos, de 12:00 – 16:00 horas.

  • Valores por pessoa:
  • Adulto → € 2,50
  • Adulto com guia → € 5,00
  • Crianças (0-12 anos) → Grátis

De Grote Of St.-Bavokerk, Grote Markt 22 (noordzijde), 2011 RD Haarlem

 

 

Leave a comment